projetos

PRPM Internacional

Este projeto apresenta-se como uma inovação disruptiva ao nível da RARI enquanto organização e dos respetivos processos de marketing com influência nas áreas do Marketing Mix. A atividade comercial da RARI enfrenta determinados desafios no âmbito da internacionalização que decorrem, maioritariamente, do facto de se tratar de uma estrutura organizacional orientada para projetos internacionais.

INDTECH 4.0

O projeto INDTECH 4.0 – Novas tecnologias para fabricação inteligente (doravante designado por INDTECH 4.0) tem como objetivo geral a conceção e desenvolvimento de tecnologias inovadoras no contexto da Indústria 4.0/Factories of the Future (FoF), recorrendo à mobilização de múltiplos parceiros empresariais e de centros de investigação, bem como à liderança de uma unidade de montagem de veículos automóveis (Original Equipment Manufacturer (OEM)) – a Peugeot Citröen, S.A. (doravante designada por PSA Mangualde) – como campo de referência para a experimentação, demonstração e validação tecnológica.

AGVFORKLIFT

O FORKLIFTAGV prevê a exploração de áreas disruptivas de conhecimento científico e tecnológico, tendo em vista o desenvolvimento de um sistema de movimentação de cargas autónomo, sustentável e capaz de executar tarefas em ambientes altamente dinâmicos assente em desenvolvimentos radicais ao nível da robótica inteligente, sensorização avançada e sistemas de perceção multimodais. O objetivo é permitir à indústria ganhos de performance e incremento da sustentabilidade de processos basilares ao processo produtivo, numa fase inicial vocacionado para o segmento AUTO e, posteriormente, para toda a indústria.

ARMAZÉM INTELIGENTE

A RARI, lidera um consórcio que integra a Universidade de Coimbra, a Universidade do Porto e as empresas Globaltronic, 4iTec Lusitânia, NOS Comunicações e NOS Technology num projeto co-financiado pelo PORTUGAL 2020.

No armazém do futuro, espera-se que um sistema inteligente capaz de resolver não só os problemas de reconfiguração fácil dos espaços, mas também a capacidade de sensorização de pessoas e matérias primas de modo a garantir que os processos estão a ser efetuados de acordo com o especificado e adicionalmente, fornecendo informações em tempo real para a gestão do desempenho do mesmo e das quantidades de matéria prima disponível em cada momento, garantindo a sua disponibilidade quando for necessária. Porém um armazém do futuro não se rege pelas regras atuais e o seu alcance deve ultrapassar a barreira física das instalações, permitindo a Geolocalização das matérias e componentes dentro e fora das instalações.

Este projeto com várias vertentes, tem o objetivo de ter armazéns providos de um sistema de movimentação automática, criar soluções para a infra-estrutura de computação e comunicação dentro da fábrica inteligente, onde o Picking e o  kitting procuram os caminhos para a automatização e movimentação de cargas, minimizando a intervenção humana, procurando ainda optimizar o estado de estabilização de materiais.

RARI – Competitive Smart RotoMould

A RARI – CONSTRUÇÕES METÁLICAS, ENGENHARIA, PROJETOS e SOLUÇÕES INDUSTRIAIS, S.A., doravante designada por RARI, foi constituída a 01 de janeiro de 1989, sob a forma de uma sociedade por quotas. Em 2009 a RARI passou a SA. Nesse mesmo ano surge a necessidade da criação da R&C SGPS, Holding familiar (Ramos e Caçador), tendo em vista a unificação da gestão das participadas RARI e Ovo Solutions – Soluções Ambientais, S.A. 

A RARI oferece soluções que se categorizam em sistemas/elementos de transporte (de solo e aéreos, plataformas elevatórias e equipamentos especiais), soluções de automatização (células robotizadas), engenharia e ainda uma linha de serviços de conceção de produtos customizados que resultam em duas grandes áreas de negócio, AUTO e TECH, fornecendo soluções de transportadores/integradores com principal aplicação na indústria automóvel e logística, que permitiu constituir uma carteira de clientes que conta como nomes como VWAE, PSA, EDP, OGMA, SIEMENS, TAP, EMBRAER, GRUPO DENSO, entre outros. 

Com o presente projeto a RARI pretende potenciar o seu contributo para a empresa nuclear VWAE pelo seu alinhamento com os objetivos estratégicos e fomento do valor acrescentado do segmento automóvel à escala global e para a empresa nuclear Volkswagen Autoeuropa.

Este projeto consiste na execução de um plano de qualificação que a RARI delineou, que contempla um conjunto de despesas que contribuirão para um aumento da sua competitividade, nomeadamente no cumprimento dos requisitos definidos pelo seu cliente de maior relevância em termos de volume de negócios a VOLKSWAGEN AUTOEUROPA

Process Engineering and Special Machines Internationalization Dynamics

A RARI – Construções Metálicas, Engenharia, Projetos e Soluções Industriais, S.A. é uma empresa dedicada à área da metalomecânica, produzindo sistemas e elementos de transportes, plataformas elevatórias, soluções de automatização e personalizadas. A empresa detém neste momento ao nível do mercado nacional, comunitário e internacional quatro marcas registadas sendo elas: RARI, RARI-EU, RARI-Rússia e a RARI-China. 

Atualmente a RARI está presente em 6 mercados e impulsionada pelo presente projeto de internacionalização prevê a atuação em novos mercados como o Brasil, Itália, Marrocos e México, tendo como principais objetivos:

  • Aumentar e diversificar a oferta, pela integração de novos produtos (Marca SIZED);
  • Implementação de uma estratégia de internacionalização que permita aumentar o ritmo de exportações;
  • Atingir uma atividade exportadora superior a 50% em 2023.

Smart Rotomould – Tecnologia de Rotomoldagem Inteligente com Moldes Reconfiguráveis

O presente projeto, de acrónimo Smart RotoMould, visa o desenvolvimento de uma solução aplicada ao desenvolvimento de novos moldes modulares de rotomoldagem, reconfiguráveis e adaptáveis para apoio logístico ao segmento Auto. Além do desenvolvimento de um ecossistema interoperável e adaptável, o projeto irá analisar os vários sensores que poderão ser utilizados para a extração dos dados disponíveis (temperatura, vibração, humidade, consumo energético, consumo de gás, etc.) de forma a fazer a sensorização do processo produtivo (estação de rotomoldagem incluída) que será a base do desenvolvimento e integração do sistema ciber-físico de produção responsável por integrar todas as funcionalidades e otimizar o sistema. Será também utilizada aprendizagem automática para gerar mais conhecimento associado à causa dos desperdícios, para que o sistema ciber-físico possa reconfigurar o processo de forma dinâmica e eficaz.

O projeto pretende entregar no final um piloto (TRL7) totalmente funcional e integrado nas instalações do beneficiário, contando com a colaboração de uma entidade externa: UNINOVA – Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias.

De acordo com o mapa de vendas por mercados geográficos, no ano pré projeto, a empresa para além do mercado nacional está já presente nos mercados da Alemanha, Reino Unido, Espanha, República Checa, França e Suécia, e no ano pós projeto pretende aumentar o volume de negócios nestes mercados e entrar no mercado de Itália, Brasil e México.

Com o presente projeto, o beneficiário pretende potenciar o seu contributo para a empresa nuclear Volkswagen Auto- Europa.